25 de Março de 2024 - 15h:43

Tamanho do texto A - A+

Pedidos de recuperação judicial crescem 64% em fevereiro

Foram 169 companhias que entraram com o pedido legal, ante 103 do mesmo período do ano passado

Por: Poder 360

O número de empresas que pediram recuperação judicial em fevereiro cresceu 64,1%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 169 companhias que entraram com pedido legal no mês passado, frente à 103 em 2023. Os dados são do Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian.

 

As micro e pequenas empresas representaram o maior número de requisições. Do total de pedidos, 107 pertenciam a este grupo.

 

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, diz que a alta de inadimplência somada ao juros elevado contribui para o cenário. “Apesar de estarmos vivenciando uma melhora com queda nas taxas de juros e na inflação, primeiro precisamos ter uma redução da inadimplência para depois presenciarmos uma queda no número de pedidos de recuperações judiciais”, disse.

 

A maioria das empresas com pedido de recuperação judicial aberto em fevereiro estão no setor de serviços e comércio. São 66 pertencentes a esta categoria. No comércio, foram 54, na indústria, 28 e, no setor primário, 21.

 

FALÊNCIAS
Apesar do crescimento nos pedidos de recuperação judicial, a falência não se concretizou em todas as empresas. Das 169 que protocolaram a requisição, 80 fecharam as portas. A maioria são micro e pequenas empresas, que solicitaram 44 requisições de falências.

 

No recorte por setor, foi o de “serviços” que registrou mais pedidos (33), seguido por “comércio” (24) e “indústria” (23). O segmento “primário” não registrou nenhuma solicitação.

 

Imagem: Freepik

VOLTAR IMPRIMIR